Poesia, é a arte de pintar a alma do mundo. É a expressão natural das emoções humanas, a arte dos sentimentos, das reflexões e impressões que norteiam a vida. É o ritmo que embala os sentimentos do mundo, transformados em palavras, formas, rimas, métrica e significados. É um gênero, um verbo musical, um canto lírico que narra o mundo além das palavras, do significado e da sintaxe. Fazer poesia é conseguir tocar a metafísica das coisas; é transformar tristezas e alegrias, sonhos e utopias em realidade poética.
PLATÃO:[...] “as palavras são da mesma ordem das coisas que elas exprimem; quando expressam o que é estável e fixo e visível com a ajuda da inteligência, elas também serão fixas e inalteráveis, tanto quanto é possível e o permite sua natureza serem irrefutáveis e inabaláveis, nem mais nem menos”.
Desde a antiguidade clássica, a poesia representa uma necessidade de comunicação e expressão dos sentimentos e anseios humanos. Forma literária que em essência é a expressão do pensamento, da vida cotidiana e dos sentimentos do mundo por meio da palavra. É uma das sete artes, dialogando com o teatro, a música e a dança, é expressão humana e narração rítmica da alma, do amor e do belo.
É a arte de captar as belezas, as cores, a brisa, o ritmo, as flores, alegrias e tristezas. Poético é um sentimento, uma condição do mundo, uma peculiar maneira de ver o brilho do sol, o amanhecer; as ilusões e utopias que nos rodeiam, que nos tocam a alma, que representam o lugar onde a gente vive. Nossas fronteiras, os abismos humanos, a imensidão do mundo e nossos sentimentos ilhados.
Aurélio (RJ.1993), Poesia - “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. Caráter do que emociona, toca a sensibilidade”.
Lurdiana Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário